domingo, 14 de abril de 2013


Via Marta Castilho - Membro do CONSUP segmento dos Responsáveis: reunião TCU e articulação pais.

Olá a todos!

Essa semana estive com os dois auditores do TCU que estão fazendo uma auditoria no Colégio basicamente para ver como o mesmo está se adaptando às novas regras e para isso, escutou todos os segmentos. As perguntas que eles colocaram foram de diversas ordens e vou enumerar abaixo os principais pontos que (me lembro!!) falei. Muitas das demandas dos pais do Humaitá e as observações colocadas pela Luciana Zanetti, membro suplente do CONSUP, foram mencionadas. O relatório que eles devem fazer não terá um caráter propositivo: eles deverão apenas fazer um diagnóstico do colégio apontando os principais problemas. Se aprovado, poderá servir de base para recomendação de políticas pelos ministros do TCU. Provavelmente, ele se tornará público em algum momento.

1 – Falei do problema do enquadramento do CP2 na lei das IFES, que não contempla as singularidades do CP2 decorrentes de ter ensino infantil e fundamental. Nesse sentido, a falta de participação dos pais nas escolhas dos dirigentes é o primeiro ‘sintoma’ dessa falta de adaptação. Essa discussão se prolongou bastante e eles disseram que ouviram isso de quase todos os segmentos. Sobre isso, voltarei a falar no final do e-mail;

2 – Problema com a expansão ‘desordenada’ do Colégio, que pode comprometer a qualidade do ensino do CP2 e que agravou a falta de professores e funcionários – forte carência de pessoal de apoio, com reflexo na segurança das crianças. Aqui falamos de segurança no sentido das crianças se machucarem, poderem ficar na escola em tempos ‘vagos’ e também segurança com relação à entrada das pessoas no Colégio (falamos do estupro da índia em SC). Sobre a expansão falamos ainda sobre a criação da pós-graduação e sobre a ‘complementariedade’ e ‘competição’ entre as atividades de pós & pesquisa e ensino fundamental& médio;

3 – Falei do problema de comunicação das diversas esferas do Colégio com os pais e responsáveis, frisando que isso variava muito de unidade para unidade, ficando muito dependente das características e afinidades dos dirigentes. Porém, frisei a falta de comunicação do Colégio em geral, chamando atenção que o uso da página web é muito incipiente. Falei dos problemas associados aos avisos dados em cima da hora, que revelam as vezes problemas de planejamento também, e que o Colégio ainda está se ‘acostumando’ com uma proximidade e participação maior dos pais (problema que difere também de unidade para unidade); 

4 – Falei dos problemas diversos de infra-estrutura, chamando a atenção para a diversidade das Unidades. O problema do ar condicionado está presente em algumas unidades mas não em todas. Por outro lado, outros problemas críticos de manutenção – laboratórios e banheiros por ex – aparecem em outras unidades. A questão da expansão do Colégio também aparece aqui;

5 – Representatividade dos pais no CONSUP: falei que estávamos muito satisfeitos com a possibilidade de participação e empenhados em nossa tarefa;

Bom final de semana a todos,
Marta

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