sábado, 11 de agosto de 2012


Carta enviada à Direção Geral/Reitoria pelo Profº Sandro Justo - Unidade Realengo

Professora Maria Helena,

Meu nome é Sandro e confesso que sou um daqueles ex-alunos do Pedro II que defende de forma irredutível esta instituição. Foram cerca de 12 anos da minha vida (entrei no pedrinho) vivenciando as experiências fabulosas que esta escola pôde me proporcionar e tenho certeza ao afirmar que o homem que sou hoje é fruto da formação humana proveniente do Colégio Pedro II. Foram muitos os professores e funcionários que me induziram a ser um cidadão crítico, um lutador, um brasileiro que, diferente da maioria, não se cala frente as injustiças sociais que ao povo são acometidas. Dentre estas pessoas que influenciaram de forma definitiva minha formação como sujeito crítico, você, professora, também se encontra! Afinal, a tive como diretora durante muitos anos na unidade Humaitá (e durante estes anos minha mãe virou praticamente sua melhor amiga, pois vivia sendo chamada na direção! rsrs deixemos isto de lado...). Hoje sou professor substituto da unidade Realengo e realizo um sonho inenarrável de retribuir ao colégio tudo o que ele me deu de forma tão brilhante. O que me move trabalhando nesta escola, hoje, é ver os alunos de uniforme e me sentir em casa, lembrar da minha época com muito orgulho (certa vez uma aluna me perguntou: professor, por que você fica mais com os alunos do que com os professores?rs). Sou completamente apaixonado pelos alunos do Pedro II e por tudo o que eles representam pra mim. Planejo minhas aulas e as ministro como se estivesse formando meus filhos, como se estivesse formando a mim mesmo. E é com esta paixão, pensando no melhor dos nossos alunos, que venho aqui lhe pedir para que viabilize imediatamente a suspensão do calendário escolar. Todos nós sabemos que a não suspensão (vide ano passado) acarreta um prejuízo imenso aos alunos, pois os mesmos acabam não tendo suas aulas repostas com a qualidade devida. Os alunos têm de forma inalienável o direito de, tanto participarem da greve, quanto de, após seu término, terem suas aulas repostas. O direito individualista dos professores que passam por cima das deliberações de sua categoria e que, assim, continuam a dar aula durante a nossa luta, não pode em hipótese alguma se traduzir num direito de prejudicar os alunos com a não reposição de aulas. Ou o direito dos professores são mais importantes que os direitos dos alunos? Tenho certeza que não! Uma decisão como esta - de suspensão ou não-, tão importante para a comunidade escolar, não pode ser tomada "dentro de quatro paredes" ou dentro de um gabinete; deve ser tomada coletivamente levando-se em conta os posicionamentos de toda a comunidade diretamente ligada ao Pedro II. Portanto, peço que a senhora agende junto aos comandos de greve (dos servidores e dos alunos) uma nova audiência pública, mas não apenas consultiva e sim deliberativa. Convoque amplamente toda a comunidade escolar (servidores, funcionários, alunos e responsáveis) para que nesta audiência possamos debater, argumentar, construir nossas concepções e, enfim, VOTAR pela suspensão ou não do calendário escolar. Sendo conduzido desta forma, a meu ver, estaremos contribuindo para a construção de um Colégio Pedro II democrático e transparente. Pense nisso, professora.

Abraços, Professor Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário