domingo, 15 de julho de 2012


Prezados Pais e Responsáveis

Nós da comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão estivemos na Audiência Pública do Colégio Pedro II que se realizou no dia 13 de Julho no auditório da Unidade  da Tijuca.
A Audiência era para  discutir a possibilidade de suspensão do calendário escolar de todo Colégio, pois agora os servidores dessa instituição se encontram em greve e há uma preocupação de toda comunidade escolar em relação a reposição das aulas desse período.
Com a presença da Diretora em exercício,  Profa. Maria Helena, diretores de Unidades, professores e técnicos e alguns pais, o tema em questão foi abordado amplamente tendo direito a voz a todos que quiseram se manifestar.  Foi ressaltado por todos a importância desse instrumento que é a Audiência Pública para democraticamente, se discutir assuntos relevantes do Colégio.
A maioria dos presentes se declarou a favor da Suspensão do Calendário Escolar por assim entender que é o meio mais justo e garantido de assegurar o processo de aprendizagem, dando igualdade de condições aos alunos, retomando a aplicação de conteúdos pedagógicos a partir do ponto que parou antes da greve.
Nós da Comissão Provisória de Pais,  nos declaramos também favoráveis a essa proposta, Suspensão do Calendário,  entendemos  também que o Colégio deve ter um único calendário, valendo para todos.

Apesar do clamor dos presentes por uma decisão por parte da Direção Geral  naquele fórum, a Profa. Maria Helena disse que não daria uma resposta naquele momento, pois ainda teria que consultar outros fóruns , como o Conselho de Diretores.  A diretora se comprometeu em dar uma resposta na próxima Assembleia dos Servidores que será no dia 24 de Julho.

 A proposta de Suspensão do Calendário é uma proposta nova  , que surgiu a partir das experiências de reposição de aulas pós greve de Servidores.  Nós que vivenciamos a greve de 2011, sabemos que a reposição de aulas por si só, não satisfaz a ninguém e deixa uma lacuna no processo de aprendizagem irrecuperável.  A Suspensão do Calendário minimizaria essas perdas.
Nós Pais e Responsáveis somos um segmento importante nessa discussão.  É muito importante que a Direção Geral saiba nossa opinião.  Conclamamos a todos a escreverem para a Direção Geral (dggab@cp2.g12.br) para que a Direção também saiba o que pensamos e leve em consideração quando for tomar a decisão sobre o assunto.

Abaixo a carta  escrita e lida na Audiência pela Comissão de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

Cláudia Souza
Luciana Zanetti
Comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

Um comentário:

  1. E a audiência acabou em pizza. Pressão pra cima dessa diretora omissa e ao mesmo tempo frouxa. Se a greve já é um movimento covarde para com os alunos, manter o calendário vigorando então, uma cueldade desmedida (para não dizer pior)...
    Helayne Gomes

    ResponderExcluir