sábado, 4 de agosto de 2012

INFORMES DO GRÊMIO CPII HUMAITÁ.


Galera, a ocupação foi suspensa pois em menos de 72 horas nossas principais demandas para ocupar foram atendidas pelo governo. Claro que não era tudo aquilo exatamente que queriamos ouvir mas a ocupação por si só já foi uma grande conquista mas de acordo com as condições que estabelecemos para a desocupação praticament
e todos eles foram atendidos, à exceção da data do conselho pedagógico (que definirá pela suspensão ou não calendário) apesar de ainda termos a perspectiva de uma reunião pra rediscuti-lo além da pressão junto ao MEC para que seja de fato feito o conselho e deliberemos logo pela suspensão do calendário. Com relação às nossas eleições o MEC se comprometeu a negociar com a comunidade escolar em até 15 dias após o fim da greve para definir o que será feito. Entre 14 e 17 de agosto, haverá uma reunião na qual a DG vai apresentar respostas concretas para a nossa pauta. Ela se comprometeu a não penalizar ou punir qualquer um que tenha participado da ocupação, seja estudante, servidor ou terceirizado. Temos confiança que sua palavra seja cumprida por ela, por diretores ou por qualquer outra instância do colégio. No mais, temos que pressionar ainda mais para que o cronograma de concursos para os cargos abertos seja feita. Isso só comprova que em nenhum momento nossa posição foi de recuo. Quando recebemos uma proposta com base em ameaças veladas direção, não aceitamos e mantivemos a ocupação. Essa vitórias concretas servem para deixar claro que a despeito de toda a subjetividade e simbologia da nossa ação, temos vitórias palpáveis e consideráveis visto, inclusive, o tempo pouco que estivemos lá.
Temos a clareza de que estes dias que passaram, entraram para história do Colégio Pedro II e de todos nós. Poder observar que ainda estamos vivos e vivos para lutar por um futuro melhor é o que tiramos de saldo dessa ocupação. A emoção e o orgulho de ser estudante deste colégio que tanto falamos, pôde hoje ser na prática, ser na vida real o verdadeiro sentido de ser estudantes e estudante do CPII: conhecer a sociedade para transformá-la! Para isso, é imprescindível que todo mundo entenda que essa luta é cotidiana, que a greve ou a ocupação são só mecanismos para que todas as transformações necessárias para um mundo efetivamente melhor. Portanto, essa semana, não podemos esmorecer, participar de todos os atos e atividades de greve vai ser fundamental para arrancarmos mais conquistas e termos uma greve vitoriosa e vitoriosa de goleada! A LUTA CONTINUA!
PEDRO II TUDO OU NADA?!



Comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

2 comentários:

  1. Sou mãe de aluna da UESC2. Acho muito plausível toda essa pressão pra cima da DG, mas estou desanimada. Estive na audiência pública e constatei que essa diretora é fraca e omissa. Tentou todo o tempo sair pela tangente. Somente depois de pressionada foi que se comprometeu com uma data longínqua para dar uma resposta para todos que por ela clamavam (a suspensão do calendário). Na minha opinião só quis postergar a questão pra que ela permaneça do jeito que já está e, acontecer tudo exatamente como no ano passado: conteúdo acelerado e alunos prejudicados. Já passou do tempo de ela suspender o calendário, acho que desta vez, ganhou um pouco mais de tempo e se livrou dos alunos que lá estavam acampados. Vai continuar enrolando. DESCASO TOTAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helayne,
      Você tem toda razão, por isso os alunos ocuparam o Gabinete da Direção, todos temos a mesma impressão. A desocupação ocorreu após longa reunião com a Direção Geral se comprometendo a chamar o conselho Pedagógico para discutir sobre a suspensão do calendário, tendo presença dos seguimentos dos alunos e servidores, e deixamos bem claro que caso não seja cumprido haverá a possibilidade de uma nova ocupação. Essa semana estarei no Ministério Público Federal para exigir que a Direção Geral se posicione em relação a resguardar o direito dos alunos, não podemos permitir que nessa queda de braço entre Governo e Sindicatos nossos filhos seja prejudicados. A Direção Geral foi eleita pra defender os interesses da Comunidade Escolar que a elegeu e não os interesses do Governo Federal. Por isso, a enrolação! Vamos solicitar uma audiência com a Direção Geral para cobrar um posicionamento efetivo em relação ao direito do aluno a ter de fato uma reposição de aulas e a suspensão do calendário. Vamos postar aqui, aguarde! Abraços,
      Luciana Zanetti - Membro da Comissão Provisória de Pais de Alunos

      Excluir