domingo, 15 de julho de 2012


Prezados Pais e Responsáveis

Nós da comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão estivemos na Audiência Pública do Colégio Pedro II que se realizou no dia 13 de Julho no auditório da Unidade  da Tijuca.
A Audiência era para  discutir a possibilidade de suspensão do calendário escolar de todo Colégio, pois agora os servidores dessa instituição se encontram em greve e há uma preocupação de toda comunidade escolar em relação a reposição das aulas desse período.
Com a presença da Diretora em exercício,  Profa. Maria Helena, diretores de Unidades, professores e técnicos e alguns pais, o tema em questão foi abordado amplamente tendo direito a voz a todos que quiseram se manifestar.  Foi ressaltado por todos a importância desse instrumento que é a Audiência Pública para democraticamente, se discutir assuntos relevantes do Colégio.
A maioria dos presentes se declarou a favor da Suspensão do Calendário Escolar por assim entender que é o meio mais justo e garantido de assegurar o processo de aprendizagem, dando igualdade de condições aos alunos, retomando a aplicação de conteúdos pedagógicos a partir do ponto que parou antes da greve.
Nós da Comissão Provisória de Pais,  nos declaramos também favoráveis a essa proposta, Suspensão do Calendário,  entendemos  também que o Colégio deve ter um único calendário, valendo para todos.

Apesar do clamor dos presentes por uma decisão por parte da Direção Geral  naquele fórum, a Profa. Maria Helena disse que não daria uma resposta naquele momento, pois ainda teria que consultar outros fóruns , como o Conselho de Diretores.  A diretora se comprometeu em dar uma resposta na próxima Assembleia dos Servidores que será no dia 24 de Julho.

 A proposta de Suspensão do Calendário é uma proposta nova  , que surgiu a partir das experiências de reposição de aulas pós greve de Servidores.  Nós que vivenciamos a greve de 2011, sabemos que a reposição de aulas por si só, não satisfaz a ninguém e deixa uma lacuna no processo de aprendizagem irrecuperável.  A Suspensão do Calendário minimizaria essas perdas.
Nós Pais e Responsáveis somos um segmento importante nessa discussão.  É muito importante que a Direção Geral saiba nossa opinião.  Conclamamos a todos a escreverem para a Direção Geral (dggab@cp2.g12.br) para que a Direção também saiba o que pensamos e leve em consideração quando for tomar a decisão sobre o assunto.

Abaixo a carta  escrita e lida na Audiência pela Comissão de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

Cláudia Souza
Luciana Zanetti
Comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

CARTA LIDA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nós da Comissão Provisória de Pais de Alunos  do Complexo de São Cristóvão, entendemos que as reivindicações dos servidores do Colégio Pedro II são justas e que essa luta é de toda comunidade escolar, incluindo aí , nós pais que almejamos um Pedro II sendo sempre referência de qualidade de excelente ensino.
Entendemos também que o movimento grevista é legítimo e que o coletivo de servidores do Colégio Pedro II assim resolveu para alcançar suas reivindicações.
Observamos no entanto, que alguns professores não aderem à greve, alegando em sua maioria que não querem prejudicar o calendário escolar e a formalização dos conteúdos pedagógicos.
No Pedrinho , em particular, ficamos nós pais e alunos em uma Unidade funcionando parcialmente, com horários de aulas partidas e tendo que nos virar e decidir se as crianças vão e como vão às aulas.  Os transtornos que nos causam os professores que não param acabam sendo maiores se todos estivessem parados.  Temos dificuldade em mandar as crianças em horários diferenciados pois ainda não vão sozinhas para a escola.  Por vezes, as turmas ficam com a metade de alunos e o professor como está lá, continua sua programação normal.
Na Unidade II e na Unidade III onde as crianças já são maiores e até se organizam  como esse ano, estando também em greve, ainda assim vemos situações pontuais de alguns professores que continuam sua rotina de aulas gerando preocupação e desconforto aos que respeitam o momento e não estão comparecendo ao colégio.
Todo essa situação gera descontinuidade do processo de aplicação de conteúdos, descontinuidade no processo de aprendizagem e de interação com a escola.  Gera também, situações desiguais entre as crianças no seu direito de ter integralmente todos os recursos e serviços do Colégio funcionando plenamente.
Com isso entendemos que, para garantir esses direitos que são igualmente de todos os alunos do Colégio Pedro II, entendemos que o calendário escolar seja suspenso e a aplicação dos conteúdos pedagógicos sejam retomados a partir da deflagração da greve, ficando o professor impedido de dar falta ao aluno, conteúdos novos ou avaliações nesse período de greve.
Não queremos um Colégio partido! Queremos que as ações sejam únicas para todo Colégio Pedro II, sejam elas de nível de aplicação de recursos assim como as ações políticas pedagógicas.

Comissão Provisória de Pais de Alunos do Complexo de São Cristóvão.

quarta-feira, 11 de julho de 2012


INFORMES DA ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES - 11/07/2012

- Greve mantida - próxima assembleia dia 24/07/2012 - 9 horas - São Cristóvão
(semana 16 a 20/07 Acampamento e Marcha em Brasília)

- Após a assembleia, houve um ato para entrega de reivindicações do Comando de Greve dos Servidores e do Comando de Greve dos Estudantes do CPII.

- Corte de ponto - pressionar as Direções para que não enviem nomes ao MEC, como muitos reitores de universidades já se posicionaram a favor dos servidores em greve. A Diretora da Unidade Humaitá II já se posicionou contra o envio de nomes ao MEC, já que não foram utilizados os meios para uma negociação de fato.

- Dia 12/07/2012 - Ato dos Servidores Federais "Negocia, Dilma!", em frente à Direção Geral - São Cristóvão - 14 horas

- Dia 13/07/2012 - Audiência pública com a Direção Geral sobre a suspensão do calendário escolar - Auditório da Unidade TIJUCA II - 15 horas

O momento da greve indica que o governo quer empurrar o prazo para 31/07/2012.
A posição atual é de radicalizar as ações, concentrando esforços.


- PRECISAMOS DO MÁXIMO DE SERVIDORES/ALUNOS/EX-ALUNOS/PAIS PARA QUE HAJA PRESSÃO SOBRE O GOVERNO.

Comissão Provisória de Pais de Alunos - Unidade São Cristóvão

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A DIREÇÃO GERAL PARA SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR.

Apesar da Unidade I (Pedrinho) estar funcionando praticamente toda,
ainda existem turmas com professores em greve e servidores técnicos
também.

O Gabinete de Saúde não esta funcionando e as Unidades II e III estão paradas.

E existe também uma greve de alunos, onde os grêmios deliberaram pela
paralisação.

Enfim, o Colégio Pedro II não esta funcionando em sua totalidade.

Por isso, foi convocado uma Audiência Pública, onde todos os
seguimentos da Comunidade Escolar estarão presentes e se discutirá com
a Direção Geral até que ponto a manuntenção do calendário escolar
prejudicará ou não os alunos.

Portanto, é fundamental a presença do maior número de pais/responsável
nessa Audiência para assim salvaguardar o direito do Aluno,
independente do movimento grevista em nível nacional.

Dia: 13/07/12 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: AUDITÓRIO DA UNIDADE TIJUCA II (Rua São Francisco Xavier, 204 /208 – Tijuca)

Por favor, divulguem e compareça o maior número possível de pais/responsáveis.

Abraços,
Comissão Provisória de Pais de Alunos - Unidade São Cristóvão (NAPACPII)