quinta-feira, 26 de abril de 2012


Ata da Reunião entre a Direção Geral do Colégio Pedro II, Direção da Unidade I e a Comissão Provisória de Pais de Alunos do Colégio Pedro II – Unidade São Cristóvão, realizada no dia vinte e oito de março de 2012 às quinze horas e trinta minutos no Gabinete da Direção Geral.

Feitas as considerações e apresentações iniciais, passamos para a pauta trazida pela Comissão de Pais:

- Os pais presentes lembraram que em 25/05/2011 houve uma reunião na Unidade I deste Colégio em que foram apresentados novos procedimentos de entrada e saída dos alunos da Unidade I com adoção de crachás para os responsáveis que necessitassem entrar na Unidade, rádios para os seguranças. Até então a entrada e saída dos alunos passaria a ser feita pelo Campo de São Cristóvão, a partir de obras de adequação com rampa e cobertura. Em posterior oportunidade os pais receberam uma circular informando que esta proposta não iria mais ocorrer no momento. A Comissão Provisória de Pais questionou que até o presente momento não houve um retorno oficial para os pais sobre o andamento deste processo.

- A Comissão Provisória de Pais também questionou sobre a diferenciação em relação à circulação dos alunos das Unidades II e III no Complexo São Cristóvão, visto que os mesmos podem entrar no Colégio mais cedo que o início de seu turno escolar, almoçar, beber água, utilizar o banheiro se assim desejar e com tranquilidade, enquanto que os alunos da Unidade I do turno da tarde só podem fazê-lo às 12h45min para aqueles que queiram almoçar e às 12h55min para os demais alunos. Até este horário os alunos da Unidade I, que são menores, têm que permanecer do lado de fora do portão da Escola.

- Mediante ao exposto acima e visto que esta Comissão representando os pais não concorda com a espera destes alunos do lado de fora do Colégio, pois entende que estão sujeitos à violência da rua, ao sol forte, à chuva e ao cansaço. Esta Comissão Provisória de Pais solicitou que os alunos da Unidade I possam passar a entrar e sair o quanto antes pelo Campo de São Cristóvão e também que os alunos da Unidade I que participam de atividades que o Colégio oferece como Natação, Espaço Musical e SAAC possam permanecer acompanhados de seus responsáveis dentro da Escola até sua entrada para seu turno escolar.

- A Diretora Geral do Colégio Pedro II, professora Vera Maria explicou que a licitação para a adequação e construção da rampa para que possa ocorrer à entrada e saída dos alunos da Unidade I pelo Campo de São Cristóvão, já foi aprovada, mas por questões administrativas o processo anterior foi cancelado, e agora terá que ser refeito e isso demandará tempo, pois a obra da rampa está junto com o projeto para reforma de todo o complexo esportivo, e que demorará praticamente este ano letivo, ela acredita. Ao passo que, as obras para o Espaço Musical, salas de departamentos e obras na Unidade I, já se encontram em andamento, por estarem em um processo de licitação separado.
Em relação à questão levantada pela Comissão Provisória de Pais de Alunos da Unidade I, onde os alunos não podem entrar antes de 15 minutos do início de seu turno para almoçarem e antes de 5 minutos do início das aulas para o restante, como fazem os alunos da Unidade II e III, a Diretora Geral esclarece que se deve ao fato de que há falta de servidores técnicos para ficarem responsáveis por estes alunos menores e entende que os alunos maiores, de 6º ao 9º ano e Ensino Médio já têm mais autonomia para ficarem sozinhos até o início de suas aulas. O que não foi concordado pela Comissão, pois esses alunos ainda necessitam de inspetores da mesma forma que os menores. Explanou também que há cargos vagos, servidores já aprovados, inclusive para o cargo de assistente de alunos, mas que a Direção Geral não tem autonomia para nomeações ou abrir concursos públicos, caso necessite de mais profissionais. Para isso, necessita da autorização do Ministério do Planejamento. A Diretora da Unidade I, a professora Adriane Farah, ao ser interpelada especificamente sobre a quantidade de inspetores, relatou que só possui três inspetores na sua Unidade para cuidar de uma demanda de aproximadamente 1000 alunos.

- Foi lembrada pela Comissão Provisória de Pais que antes do acidente de 2009, os alunos que vinham para a Escola de transporte entravam pelo Campo de São Cristóvão pela mesma rampa que hoje é utilizada somente pelos alunos da Unidade II e aguardavam dentro da Unidade I sem problemas, e que as regras daquela época, mesmo que hoje possam ser consideradas erradas, funcionavam sem grandes problemas e atendia de forma mais satisfatória aos pais e as crianças.  Esta comissão sugeriu que seja prioridade o acesso dos alunos da Unidade I pelo Campo de São Cristóvão por conta de maior estrutura, segurança e melhor localização para estacionamento de vans e carros do que a atual entrada pela Rua Piraúba.

- A Comissão Provisória de Pais solicitou às Direções presentes que possam pensar em uma solução até que se finalizem as licitações e se concretizem as obras de adequação para o acesso à Escola dos alunos da Unidade I pelo Campo de São Cristóvão. Foi lembrada pelos pais presentes a importância do simbolismo do portão da Escola para a segurança dos alunos, que é muito mais seguro para os alunos ficarem do portão para dentro do que do portão para fora da Escola. Houve também a sugestão da Comissão para entrada do 2º turno a partir das 12h30min, visando mais tranquilidade e maior bem estar dos alunos, visto que o problema maior se dá no entre turno (12h às 13h).

- A Diretora Geral adjunta, Professora Maria Helena lembra da dificuldade de a escola gerenciar um horário não escolar. A professora Adriane Farah concordou com a explanação e afirmou que o problema se dá porque muitas crianças ficam desacompanhadas, apesar de serem retiradas pelas cuidadoras dos transportadores, por muito tempo antes ou depois de seu turno aguardando a entrada no Colégio ou a condução a casa.

- A Diretora da Unidade I, professora Adriane Farah explicou que, se permitir a entrada dos alunos da Unidade I antes do horário, estaria os colocando em risco da mesma forma, visto que não possui infraestrutura para tal.  Além disso, não há quantidade suficiente de técnicos, assim como não há atividades neste horário para entreter os alunos até o início de seu turno escolar. Ela disse que se trata de Responsabilidade Civil receber alunos sem a devida estrutura e que, no momento, não pode ser de outra forma.

A professora Adriane explicou também, que apesar de saber que a responsabilidade da entrada e saída dos alunos é dos responsáveis, durante dois anos esta Direção assumiu com ônus essa responsabilidade para a Escola, enquanto solicitou atenção e providências acerca do fato, e que não continuará mantendo o que entende que foi um erro, pois não tem como dar conta desta demanda. Lembrou que tudo o que ocorria durante o tempo de espera das crianças para serem conduzidas aos seus lares ou para entrarem na escola, vinha sendo relatado aos pais representantes, desde 2010 e, sobretudo, durante o ano de 2011.
Afirmou que age com bom senso e nos dias de chuva, em função da excepcionalidade, sempre abriu o portão mais cedo ou disponibilizou alguma solução. Comprometeu-se a agir desse modo em dias de chuva.  Entende também que o horário de refeição é o suficiente, mesmo que alguns alunos se atrasem cinco minutos para chegar à sala de aula, pois é o tempo dos professores chegarem e os alunos se acomodarem em seus lugares para o início efetivo das aulas.

Esclareceu que, quanto aos alunos que saem do Espaço Musical com seus responsáveis para se dirigirem às aulas, estes podem ter o acesso da Unidade II à Unidade I, sem precisar sair do Complexo, desde que sejam respeitados os horários previamente combinados.
A professora Adriane Farah se propôs continuar cuidando da questão dos seguranças que, muitas vezes, não falam com os pais de forma adequada e, segundo algumas mães, equivocam-se em relação aos horários, pois barram alunos com seus responsáveis vindo do Espaço Musical após o horário das 12h45min para almoçarem.

- A Comissão Provisória de Pais aproveitou a oportunidade para solicitar revisão de assuntos também importantes como refeitório desprotegido e com a eventual presença de pombos e abelhas, além de poeiras e da exposição de entulhos de obras dentro de caçambas, e a qualidade da merenda escolar. Estes assuntos já foram tratados em reuniões anteriores.

- A Diretora da Unidade I, professora Adriane Farah, esclareceu que são permitidas somente duas caçambas de entulhos, proveniente das obras e que não há outro espaço a ser colocado e já solicitou a retirada da terceira caçamba, e as mesmas só podem ser manuseadas após o horário de saída do 2º turno. Explicou, também, que a adoção deste novo procedimento de entrada e saída, se deve ao desrespeito dos horários e de muitas outras questões que ocorriam enquanto as crianças aguardavam no pátio da escola, como tumultos, brigas, sumiços de alunos, roubo de objetos muitos transformados em denúncias pelas quais ela teve de responder.

- Uma outra proposta veiculada pela Comissão foi: as crianças de SCI entrariam e sairiam pelo Campo de São Cristóvão, as do 1º turno sairiam até 12h15min, como já ocorre, e as do 2º turno entrariam às 12h30min, almoçariam com calma e chegariam às salas de aula com mais tranquilidade. Desse modo, as crianças do 2º turno, que vem de transportes, que são a maioria, só esperariam uma média de 15 min no pátio dos Pilotis. E as mesmas seriam olhadas por mais cuidadoras contratadas pelos responsáveis. No momento, em função da inviabilidade, a proposta foi recusada por todas as diretoras presentes, porque as crianças quando estão no espaço dentro da escola passa a ser responsabilidade da escola e não das cuidadoras.

- A Direção Geral informou que em relação à merenda escolar do Complexo São Cristóvão, haverá uma nova reunião com os responsáveis sobre este assunto e foi esclarecido que a elaboração do cardápio não é de responsabilidade da Direção da Unidade I e sim da Superintendência do Complexo de São Cristóvão. A mesma confirmou que há uma nutricionista na Unidade e é responsável pela elaboração do cardápio, e que a mesma quantidade de alimentos é comprada e fornecida a todas as Unidades do Colégio Pedro II. Já foi solicitado e está em processo de licitação a obra para a reforma do refeitório, com o seu fechamento com paredes e portas. A Comissão falou que o cardápio do que as crianças irão comer é fornecido por Unidade Escolar e cobra que seja feito pela Unidade São Cristóvão também.

- A Comissão Provisória de Pais solicitou à Direção Geral a cópia do Contrato das cantinas. Também alertou sobre os aumentos de preços dos produtos vendidos e a qualidade dos mesmos que não é satisfatória, reclamação recorrente dos alunos. A Direção Geral achava que esta cópia já havia sido entregue, mas que irá providenciar o reenvio. Quanto aos preços dos produtos vendidos e qualidade dos mesmos, a Direção Geral diz já ter ciência e que já foi marcada uma reunião para tratar desse assunto.

- A Comissão Provisória de Pais perguntou se já houve a solicitação da presença da Guarda Municipal na Rua Fonseca Teles e Rua Piraúba, e foi informada que no mesmo dia que esta comissão se reuniu em fevereiro, com a professora Adriane Farah, a mesma solicitou à Direção Geral. Esta última já enviou um ofício à Guarda Municipal, mas não obteve nenhuma resposta. Outro ofício será enviado pela Direção Geral. 

- A Comissão Provisória de Pais de Alunos solicitou à Direção Geral um espaço, assim como funciona a ADCPII (Associação de Docentes do Colégio Pedro II), para estruturação, reorganização e referência da Nova Associação de Pais aos demais pais das Unidades, porém foi negado pela Direção Geral por questões jurídicas e explicado que esta proibição estende-se a todas as Unidades do Colégio Pedro II.

Finalizando, a Diretora Geral Professora Vera Maria, informou que no momento não tem como dar uma solução definitiva para o atual problema de entrada e saída dos alunos da Unidade I, mas que conversará com as Direções das Unidades I, II e III, Procuradoria da Escola e Direção do Complexo de São Cristóvão, nas próximas duas semanas e tentará chegar a algum entendimento, mas relatou que do que jeito que vinha ocorrendo não tem condições mais de acontecer.

A Direção Geral estabeleceu um retorno à Comissão Provisória de Pais de Alunos até o dia vinte de abril de 2012, onde haverá uma convocação para uma nova reunião acerca dos pontos apresentados.

Foi acertado que a Comissão Provisória de Pais juntamente com a Diretora da Unidade I faria uma única Ata desta Reunião com a revisão de ambas as partes, e que a Professora Adriane Farah ficaria com a responsabilidade de encaminhar a Ata desta reunião para a Direção Geral.

Sem mais para o momento.


A reunião encerrou-se às 17h45min e fez parte da mesma:

- Direção Geral do Colégio Pedro II – Professora Vera Maria e Professora Maria Helena.
- Direção UESCI – Professora Adriane Farah
- Comissão Provisória de Pais de Alunos do Colégio Pedro II – Unidade São Cristóvão - Alessandra Antunes, Luciana Zanetti, Cláudia Souza, Daniela Barbosa e Elizabeth Cimino.